Resultado do Enem 2025 será divulgado dia 16 de janeiro
14/01/2026
Desempenho do Enem 2025 pode ser utilizado como forma de ingresso em universidades públicas e para receber bolsa de estudos em universidades privadas.
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão divulgados nesta sexta-feira, 16 de janeiro, por meio da Página do Participante. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em nota no último dia 9.
As provas foram aplicadas em novembro do ano passado. No entanto, devido à realização da COP 30 no Pará, as cidades de Belém, Marituba e Ananindeua realização das provas depois do restante do país, no final de novembro e início de dezembro.
As notas do Enem 2025 podem ser utilizadas em programas do governo para ingresso em instituições de ensino superior. Universidades públicas e privadas também utilizam o desempenho do Enem para realizar processos seletivos próprios.
Além disso, o Enem também é utilizado como forma de ingresso em algumas universidades de outros países.
Leia também: SiSU 2026: MEC oferece mais de 5,5 mil vagas em Medicina; veja cidades e universidades
Onde utilizar as notas do Enem 2025?
As notas do Enem 2025 podem ser utilizadas nos três programas do governo para o ensino superior:
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): seleção em universidades públicas de todo país;
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas;
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento da mensalidade em universidades privadas.
As inscrições para o SiSU 2026 e ProUni 2026 acontecem já neste mês. O SiSU 2026 recebe inscrição de 19 a 23 de janeiro. Já para o ProUni 2026, candidatos podem se inscrever entre 26 e 29 de janeiro.
O desempenho do Enem 2025 também pode ser utilizado como parte integral ou parcial de processos seletivos próprios de universidades privadas em todo país. Bem como universidades públicas, a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) são algumas delas.
Além disso, algumas universidades fora do Brasil aceitam o Enem como forma e ingresso. O Ministério da Educação (MEC) tem uma parceria com o governo de Portugal que permite que 35 instituições de ensino superior ofereçam vagas pelo Enem.
orreção do Enem 2025
A correção do Enem 2025 é feita conforme a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração o grau de dificuldade das questões que o participante acertou, não a quantidade de questões corretas.
Entenda melhor como funciona a TRI
Como a reação do Enem 2025 foi corrigida?
A correção da redação do Enem 2025 é feita por dois corretores e a nota é determinada pela média das notas das duas correções, conforma detalhando na cartilha da redação. Em caso de grande diferença entre as duas notas, um terceiro revisor corrige o texto.
A correção é feita a partir das cinco competências estipuladas na cartilha:
Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
Competência 5: Elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Simulador do SiSU 2026 e ProUni 2026
O Brasil Escola desenvolveu um sistema que simula as chances de aprovação em cursos de graduação pelo SiSU 2026, conforme as notas de corte disponibilizadas pelo Inep referente à última edição do programa. Além de um sistema que simula as chances de conseguir bolsas do ProUni 2026.